“No próximo ano, o número total de récitas [apresentações] no Teatro Garcia de Resende (TGR) vai crescer um bocadinho, em comparação com este ano”, disse à agência Lusa José Russo, diretor do Centro Dramático de Évora (Cendrev).

As iniciativas previstas para 2024 englobam “teatro, música, dança, circo, marionetas, contos, conversas e espetáculos pluridisciplinares”, acrescentou o responsável pela companhia residente no TGR.

Segundo José Russo, que falava à Lusa à margem da sessão de apresentação da programação para 2024, “outro fator muito importante” no próximo ano, que dá continuidade ao que aconteceu este ano, é a abertura do TGR a outros agentes culturais locais e regionais.

“À volta de 30%” dos projetos culturais agendados é da responsabilidade “dessas estruturas oriundas da cidade ou da região”, precisou, indicando que o TGR vai estar igualmente ‘aberto’ a iniciativas nacionais e internacionais, sobretudo ibéricas ou lusófonas.

À semelhança de 2023, o valor global do investimento para a programação do próximo ano ascende a 400 mil euros, sendo metade da verba assegurada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e a outra metade pela Câmara de Évora.

No âmbito da programação para 2024, o Cendrev vai apresentar a peça “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, numa coprodução com a companhia A Escola da Noite (15 de 26 de janeiro).

“Teatro às Três Pancadas”, de António Torrado (14 a 24 de março), “A Sapateira Prodigiosa”, de Federico García Lorca (04 a 27 de julho), e “Florbela, Florbela!”, de Filomena Oliveira e Miguel Real (10 de outubro a 03 de novembro), são outras criações da companhia que estão previstas.

A peça “Frágua de Amor”, de Gil Vicente, é o outro espetáculo teatral que envolve o Cendrev, numa coprodução com A Escola da Noite, o Bando de Surunyo/Artway, Centro Dramático Galego e Teatro Académico de Gil Vicente, sendo apresentado nos dias 29 e 30 de novembro.

A edição de 2024 do Encontro de Teatro Ibérico está agendada para novembro, entre os dias 03 e 08, e as marionetas tradicionais Bonecos de Santo Aleixo, como é habitual sempre na época do Natal, vão apresentar-se ao público no TGR entre 16 e 21 de dezembro.

A programação, na sua componente mais vasta, inclui também, a 16 de fevereiro, a atuação de Vitorino, acompanhado por um quarteto, e, a 10 de abril, o espetáculo “Estrada Branca” – José Afonso e Vinicius de Moraes, com José Pedro Gil, Mônica Salmaso, Emanuel de Andrade, Teco Cardoso, Nelson Aires e Carlos Tê.

Os festivais Imaterial (15 a 27 de maio) e FIDANC – Festival de Dança Contemporânea de Évora, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (16 a 22 de setembro), são outros destaques.

Pelo TGR vai passar também a ópera “Felizmente Há Luar”, pela Orquestra Filarmonia das Beiras (01 de junho), a peça “Não Andes Nua pela Casa”, de Georges Feydeau, pelo Comuna Teatro de Pesquisa (08 de junho), o espetáculo “Muda”, da Companhia Clara Andermatt (19 de julho), e o concerto “Black, Brown and Beige”, da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal com Selma Uamusse, entre outras iniciativas ao longo do ano.

Segundo o Cendrev, em 2023, realizaram-se 144 espetáculos no TGR, com a participação de 13.779 espetadores.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.