Serpa: Cenas de Novembro apresenta peças “para todas as idades”
A companhia de teatro Baal 17, de Serpa, promove a partir desta sexta-feira a 11.ª edição do encontro Cenas de Novembro, que levará a palco nesta cidade do distrito de Beja peças “para todas as idades”.
A iniciativa, que se prolonga até ao dia 27 de novembro, vai decorrer no cineteatro municipal da cidade e terá a participação de companhias de teatro “de norte a sul do país”, com espetáculos para o público adulto, para a infância e família, e para as escolas, revelou a companhia alentejana em comunicado enviado à agência Lusa.
As peças para o público adulto serão apresentadas nas noites de sexta-feira, sempre pelas 21:30, a começar por “Uma coisa de sangue”, da recém-criada Maratona Associação Cultural, do Porto, que sobe ao palco a 31 de outubro.
A 07 de novembro é encenado “O Filme que a Dixney nunca fez”, do Lobby Teatro, de Lisboa, e a 14 de novembro, a fechar a programação para o público adulto, a ASTA – Teatro e Outras Artes, da Covilhã, apresenta o espetáculo “SEDE”, a partir da obra ‘Aldeia – Terra, Gente e Bichos’, de Aquilino Ribeiro.
No que toca a espetáculos para a infância e família, a Baal 17 apresenta, a 09 de novembro, pelas 16:00, “Um dia hei-de ser grande”.
No dia 16 de novembro, à mesma hora, será a vez de ser apresentado “Um submarino em Marte”, pela companhia Imaginar do Gigante, de Esmoriz.
Pelo meio, a 11 de novembro, é apresentado às 14:30 o espetáculo “A revolta dos sapatos”, que a Figo Lampo, de Benquerença (Loulé) criou no âmbito dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa e que se destina aos alunos do ensino secundário.
Depois, no dia 24 de novembro, vai estrear a peça “O Pedro é que sabe”, vencedora do projeto SALTO 2025, que a Baal 17 promoveu para jovens encenadores.
A peça, dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos, tem encenação de Miguel Magalhães e parte da história de “Pedro e o Lobo”, pretendendo questionar temas “como a verdade, a mentira, os rumores e o impacto da desinformação na forma como vemos o mundo e os outros”, explicou a Baal 17 no comunicado.
Antes da apresentação do público, terão lugar nas escolas “sessões de mediação com o objetivo de unir processos pedagógicos e artísticos”.
O objetivo é “fomentar o pensamento crítico e a criatividade das crianças, a partir dos temas abordados no espetáculo”, nomeadamente “a mentira, o medo, o preconceito, a verdade e os boatos”, acrescentou a companhia.
A peça “Pedro e o Lobo” será apresentada às 10:30 e 14:30 dos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro.
Comente esta notícia
Destaques
De Beja para Times Square: dois bejenses na cerimónia do “Ring the Bell” da Nasdaq em Nova Iorque
Presidente eleito da Câmara de Beja sem preocupação depois de PS recusar acordo
Edifício da Cooperativa Agrícola da Vidigueira em leilão eletrónico por mais de 280 mil euros
