Semana Gastronómica do Medronho "despede-se" de Ourique
Semana Gastronómica do Medronho chega hoje ao fim no concelho de Ourique. O medronho volta a assumir o papel principal na gastronomia do concelho, nua iniciativa promovida pela câmara de Ourique.
São 12 os estabelecimentos que estão a apresentar nas sua ementas propostas pensadas a partir de um dos frutos mais identitários do território.
O medronho geralmente associado à produção de aguardente, surge nesta semana gastronómica “reinterpretado em pratos principais, entradas e sobremesas, numa abordagem que procura alargar o seu uso gastronómico e explorar a versatilidade de um produto profundamente ligado à região.”
Presente na serra e na memória coletiva, o medronho, segundo o município de Ourique, “é um elemento marcante da identidade natural do concelho. Nesta época do ano, os medronheiros destacam-se na paisagem pelas flores brancas e pelos frutos vermelhos.”
Esta semana gastronómica “pretende dar visibilidade a este património, desafiando os estabelecimentos aderentes a integrar o medronho nas suas ementas através de propostas próprias, que cruzam tradição culinária e criatividade contemporânea.”
Comente esta notícia
Destaques
AMEC quer António José Seguro a mediar “drama humanitário” do Bairro das Pedreiras em Beja
Carnaval de Sines sai à rua com milhares de foliões para celebrar centenário
Gonçalo Valente candidata-se à Distrital de Beja do PSD
