Sara Correia é de Lisboa e foi em Marvila que cresceu. Nasceu numa família de fadistas e desde muito cedo é habitual presença nas melhores casas de fado da capital lisboeta. Vive, portanto, o fado desde criança. Venceu com apenas 13 anos a Grande Noite de Fado de Lisboa, e sentiu que seria este o seu percurso para a vida. Logo depois, foi convidada para cantar numa das casas de fado mais míticas da cidade, a Casa de Linhares. Aí, teve oportunidade de dividir palco com Jorge Fernando, Celeste Rodrigues, Maria da Nazaré, entre outros. Sara Correia recorda esta instituição com carinho.

Sara Correia tem em Amália Rodrigues uma inspiração. Cresceu a ouvir a “fadista inteira” que tanto a inspirou no caminho. Outras referências da Sara são Fernanda Maria, Beatriz da Conceição e Hermínia Silva. Tem participações no cinema no seu percurso, como em 2018, onde cantou o “Grito” de Amália Rodrigues, na série “Une Famille Formidable” (do realizador francês Joel Santoni). Sara deu corpo a Severa, personagem histórica e simbólica do fado, a convite de Diogo Varela Silva para participação na película “Alfama em Si”.

Editou em 2018 o seu álbum de estreia homónimo. Sara Correia foi aplaudida em Portugal e apelidada de “grande voz da nova geração” pela crítica. Em 2019, o álbum de estreia valeu-lhe duas nomeações nos Prémios Play, os Prémios da Música Portuguesa, mas categorias “Melhor Álbum de Fado” e “Artista Revelação”. Encheu plateias por todo o mundo em mais de 30 concertos, em países como Espanha, Coreia do Sul, Noruega, Itália, Áustria, Índia, Bélgica, Holanda e Chile. Editou em setembro de 2020 o segundo álbum de estúdio. “Do Coração” soa a fado tradicional e conquistou o Prémio Play de “Melhor Álbum de Fado”. Em 2021, o mesmo álbum foi indicado para o Grammy Latino de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa.

Biografia retirada do site do “The Voice Gerações”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.