Instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o prémio é concedido bienalmente e distingue uma coletânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por um autor maior de idade, natural de qualquer país da comunidade lusófona.

O galardão mantém o valor pecuniário de 4.000 euros para a obra vencedora selecionada pelo júri, que será editada pelo município no ano seguinte ao concurso.

“Contos de Macau”, da autoria de João Morgado, sob o pseudónimo Liang, foi a obra vencedora da mais recente edição do prémio, em 2020, que mereceu a unanimidade do júri.

De acordo com a autarquia, o prémio “presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa”, e à sua obra, “através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência”.

Na última edição do prémio, que pretende contribuir para a revelação de novos criadores da língua portuguesa, foram admitidos a concurso 96 originais de autores lusófonos.

Manuel Lopes Fonseca (1911-1993), conhecido no mundo das letras como Manuel da Fonseca, foi poeta, contista, romancista e cronista.

Nas suas obras, marcadas pela intervenção social e política, relatou a dureza da vida no Alentejo, realidade que lhe era próxima.

“Cerromaior” (1943) e “Seara de Vento” (1958), vários volumes de poesia e também de contos, como “O Anjo no Trapézio” (1968) ou “O Fogo e as Cinzas” (1953), são alguns dos seus livros.


Comente esta notícia

É sempre de louvar uma iniciativa que vise divulgar a criatividade na língua portuguesa. Curiosamente não consegui ter acesso ao regulamento. Onde posso consultá-lo? Com os meus cumprimentos e melhores agradecimentos.

Fernando Magalhães

01/04/2022

Sou um apoiante incondicional da divulgação da literatura em língua portuguesa, Gostaria de concorrer. Como posso fazê-lo?

Fernando Magalhães

01/04/2022

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.