Concertos, conferências, degustação de cocktails, produtos regionais, visitas a destilaria e pomar, caminhadas, animação de rua e infantil são alguns dos destaques do evento que é organizado pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho e conta com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de Sabóia.

No sábado, o festival começa na Moagem de Sabóia, com a realização de conferências sobre temas relacionados com o produto endógeno: “O futuro das espirituosas e rotulagem”, “O medronheiro: a seleção da planta e o melhoramento”, “Diversidade genética do medronheiro em Portugal”, terminando este ciclo com “A importância do medronho para a economia local, a sustentabilidade ambiental e o turismo”. Ao final da tarde, pelas 17.30 horas, terá lugar a apresentação do livro “Cultura do Medronho”.

A festa acontece no Pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia e tem início pelas 13.00 horas de sábado, com um almoço convívio e oferta de porco no espeto à população. No decorrer da tarde, há música com Fil Costa e Rafael Alves. A noite termina com baile, a partir das 22.00 horas.

No domingo, Santa Clara-a-Velha é palco para uma caminhada até à barragem, com a associação Rota Vicentina, segue-se uma visita a um pomar de medronheiros e a uma destilaria. A manhã termina com a conferência “Projeto de Valorização das Destilarias de Medronho”. No pavilhão, pelas 13.00 horas, realiza-se um showcooking com utilização de medronho, pela chef Francisca Dias, vencedora da 1ª edição do Hell’s Kitchen Portugal, seguido por uma demonstração com alambique tradicional. Neste segundo dia de evento, a música tradicional alentejana e brasileira vai estar em destaque, com concertos de Em Canto e Araçá da Gema, terminando com um baile a partir das 20.00 horas. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.