Com início marcado para maio e prolongando-se ao longo do ano, a iniciativa apresenta uma abordagem multifacetada, distribuída por três grandes eixos: conferências temáticas de interesse geral, workshops práticos e formações modulares de curta duração, todas de participação gratuita , e apenas as duas últimas com necessidade de inscrição prévia. A estrutura flexível das atividades permite adequar a formação a diferentes perfis e motivações, promovendo um acesso mais democrático ao conhecimento.

A coordenação do programa destaca a dimensão participativa como uma das marcas distintivas do projeto. Através de consultas aos públicos-alvo e da co-construção de conteúdos com participantes e colectivos locais, o ciclo formativo garante pertinência, proximidade e impacto real nas comunidades envolvidas.

As ações destinam-se a estudantes, profissionais em atualização ou reconversão, pequenos empresários, dirigentes associativos, agentes culturais e ao público em geral, interessado em explorar novos saberes ou aprofundar temas relevantes para a sociedade contemporânea.

Entre as primeiras iniciativas agendadas, destacam-se:

  • Conferência “Um Curso Superior é Apenas um Diploma para se Começar a Aprender”, por Eduardo Marçal Grilo, no dia 2 de junho, às 15h30, no Auditório I da ESTIG/IPBeja;

  • Formação Modular “Pensar com Palavras: A Literatura e a Poesia como Caminhos para o Pensamento Crítico e Criativo”, por Ana Paula Figueira, no dia 26 de maio, às 17h30, no Gabinete 5 da ESTIG-IPBeja;

  • Formação Modular “Planeamento Estratégico de Eventos: Do Conceito à Execução”, por Ana Paula Figueira, no dia 23 de junho, às 17h30, no mesmo local;

  • Formação Modular “A Crónica ao Estilo de Alexandre O’Neill”, também por Ana Paula Figueira, no dia 7 de julho, às 17h30;

  • Formação Modular “Luz, Sombra, Linhas e Emoção: Uma Introdução Criativa à Fotografia a Preto e Branco com Telemóvel”, por João Paulo Barros, no dia 14 de julho, às 17h30.

Apenas as formações modulares e os workshops de desenvolvimento têm limite máximo de 10 participantes e requerem inscrição prévia através do email [email protected].

“Rotas de Transformação 2025” é, assim, um convite à participação, à aprendizagem e à transformação — individual e coletiva — através do conhecimento partilhado. Em 2025, traçam-se novas rotas. Para aprender. Para crescer. Para mudar.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.