“Rotas de Transformação 2025” promove ciclo formativo gratuito e inovador no IPBeja
Num tempo de rápidas mutações sociais, tecnológicas e culturais, nasce no Instituto Politécnico de Beja uma proposta inovadora e inclusiva de formação ao longo da vida: o ciclo “Rotas de Transformação 2025 – Acções Formativas”. Promovido pelo Laboratório de Turismo da ESTIG/IPBeja e pela Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, este programa ambiciona ser mais do que uma oferta educativa — pretende ser um verdadeiro percurso de mudança, descoberta e capacitação comunitária.
Com início marcado para maio e prolongando-se ao longo do ano, a iniciativa apresenta uma abordagem multifacetada, distribuída por três grandes eixos: conferências temáticas de interesse geral, workshops práticos e formações modulares de curta duração, todas de participação gratuita , e apenas as duas últimas com necessidade de inscrição prévia. A estrutura flexível das atividades permite adequar a formação a diferentes perfis e motivações, promovendo um acesso mais democrático ao conhecimento.
A coordenação do programa destaca a dimensão participativa como uma das marcas distintivas do projeto. Através de consultas aos públicos-alvo e da co-construção de conteúdos com participantes e colectivos locais, o ciclo formativo garante pertinência, proximidade e impacto real nas comunidades envolvidas.
As ações destinam-se a estudantes, profissionais em atualização ou reconversão, pequenos empresários, dirigentes associativos, agentes culturais e ao público em geral, interessado em explorar novos saberes ou aprofundar temas relevantes para a sociedade contemporânea.
Entre as primeiras iniciativas agendadas, destacam-se:
-
Conferência “Um Curso Superior é Apenas um Diploma para se Começar a Aprender”, por Eduardo Marçal Grilo, no dia 2 de junho, às 15h30, no Auditório I da ESTIG/IPBeja;
-
Formação Modular “Pensar com Palavras: A Literatura e a Poesia como Caminhos para o Pensamento Crítico e Criativo”, por Ana Paula Figueira, no dia 26 de maio, às 17h30, no Gabinete 5 da ESTIG-IPBeja;
-
Formação Modular “Planeamento Estratégico de Eventos: Do Conceito à Execução”, por Ana Paula Figueira, no dia 23 de junho, às 17h30, no mesmo local;
-
Formação Modular “A Crónica ao Estilo de Alexandre O’Neill”, também por Ana Paula Figueira, no dia 7 de julho, às 17h30;
-
Formação Modular “Luz, Sombra, Linhas e Emoção: Uma Introdução Criativa à Fotografia a Preto e Branco com Telemóvel”, por João Paulo Barros, no dia 14 de julho, às 17h30.
Apenas as formações modulares e os workshops de desenvolvimento têm limite máximo de 10 participantes e requerem inscrição prévia através do email [email protected].
“Rotas de Transformação 2025” é, assim, um convite à participação, à aprendizagem e à transformação — individual e coletiva — através do conhecimento partilhado. Em 2025, traçam-se novas rotas. Para aprender. Para crescer. Para mudar.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
