Assinalando a nossa presença, pela primeira vez na Ovibeja, e confirmando o que dissemos desde a primeira hora, quando afirmámos que “apesar de ser uma publicação on-line, O Atual não se coibirá de tentar chegar aos leitores em distintas plataformas, adaptando o seu suporte à evolução tecnológica e às dinâmicas do mercado, na procura de proximidade e interação com os utentes”.

Nesta edição lançámos o desafio a um vasto conjunto de personalidades que refletisse sobre o papel da tão badalada “bazuca” do PRR e o futuro quadro comunitário Portugal/Alentejo 2030.

Sabemos que a cada novo Quadro Comunitário surge a dúvida se é desta que a região vai apanhar o pelotão da frente do país e da Europa.

O défice que a região ainda apresenta ao nível do desenvolvimento, nomeadamente no capítulo das acessibilidades e acesso à saúde, conjugado com o acentuado défice demográfico que a região vive, cria, a cada nova remessa de fundos estruturais vindos da Europa, a expetativa de uma messiânica solução para todos os males.

O estado pandémico que vivemos nestes dois últimos anos veio agravar o estágio de desenvolvimento e os sinais de recuperação que a região começava a evidenciar.

O PRR, anunciado como bazuca para o combate do efeito da pandemia, e o novo quadro comunitário do Portugal 2030, descentralizado no programa Operacional Alentejo 2030, vão ou não dar o impulso que a região precisa?

Foi este o desafio que lançámos a um conjunto personalidades da região para que refletissem sobre esta temática.

O resultado dessas reflexões é o conteúdo desta nossa publicação.

Pode folhear a nossa revista aqui

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.