Sobre este novo desafio, a reitora sublinha: “É uma honra assumir esta responsabilidade em nome da Universidade de Évora. O CRUP tem sido e deve continuar a ser um espaço fundamental para a defesa do ensino superior público e para a promoção da ciência, da investigação e da inovação. O meu compromisso é trabalhar em conjunto com o presidente e os restantes colegas reitores, para que juntos possamos enfrentar os desafios atuais do sistema universitário, ajudando a impulsionar o progresso científico, educativo e cultural do nosso país”.

Hermínia Vasconcelos Vilar destaca, ainda, a importância das universidades do interior: “Num tempo em que se exige uma reflexão aprofundada sobre o futuro das instituições de ensino superior, estarei também atenta às questões da valorização das universidades situadas fora dos grandes centros, e que desempenham um papel fundamental para a fixação de talentos, para o combate às desigualdades regionais e para o desenvolvimento do interior. É essencial que o ensino superior continue a ser um impulsionador da coesão territorial e da valorização das regiões no respeito pela diversidade”.

Em comunicado, a Universidade de Évora revela que “a nomeação de Hermínia Vasconcelos Vilar consolida a relevância e a visibilidade” daquela instituição “nas instâncias nacionais de decisão, reforçando a sua voz na defesa do ensino superior público e da ciência em Portugal”. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.