A promoção da competitividade dos produtos de base local, através da sua qualificação, com vista a assegurar as suas especificidades e autenticidade, potenciar a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados e a melhoria da competitividade das PME da região são os principais objetivos.

“A produção de produtos regionais resulta, muitas vezes, da transmissão de saberes antigos, de pais para filhos, num determinado contexto cultural e regional. No entanto, são produtos muito procurados e apreciados no país e até por turistas e que, devidamente qualificados, podem ter um aumento da sua visibilidade e poderão conseguir uma maior capacitação das micro, pequenas e médias empresas que atualmente os produzem”, afirma António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

Este projeto vai trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca colocação no mercado. Água mel, aguardente de medronho, medronho (fruto), queijo de cabra (fresco e curado), bolo chibo e costas são as principais apostas.

O projeto prevê a realização de um mapeamento das empresas, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.

No arranque do projeto estão agendadas três sessões de apresentação e degustação de produtos, com a participação de PME da região. A primeira sessão realiza-se, amanhã, em Almodôvar, no dia 30 é a vez de Beja e a 3 de junho, em Évora.

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