No evento, que conta habitualmente com a presença de milhares de visitantes, vão estar representados queijos de todo o país com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa, Serra da Estrela; os DOP espanhóis Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais.

Os produtos regionais de maior qualidade, como enchidos, azeite, vinho e mel, e uma grande variedade de produtos artesanais são outro atrativo da Feira do Queijo do Alentejo.

O programa que já é conhecido inclui atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, sendo de assinalar as oficinas de fabrico de queijo, a exposição de ovelhas e o concurso de raça Ilê de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, as demostrações de tosquia, e uma mostra de cães de pastoreio. Integrado na Feira está também o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”.

A gastronomia e os petiscos locais são disponibilizados nas várias tasquinhas, em simultâneo com um vasto conjunto de atividades culturais e de animação, de onde se destacam as atuações de grupos corais do concelho, representando o melhor do Cante Alentejano-Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A organização da Feira do Queijo do Alentejo pertence à Câmara Municipal de Serpa e à Comissão promotora, composta pelo INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja- Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL-Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, União das Freguesias de Serpa, EPDRS-Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa, e conta com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.

SiteAutárquico CM Serpa - Feira do Queijo do Alentejo 2023 (cm-serpa.pt)

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.