Programa “Bairros Saudáveis” aprovou projetos da AMEC para Beja e Salvada
A Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC), em comunicado enviado à agência Lusa, assinalou que a população residente no Bairro das Pedreiras, em Beja, e no Monte Sovina, em Salvada, “vai ter acesso a banho em balneário público graças ao Programa Bairros Saudáveis”.
Este programa, dirigido ao território continental português, aprovou
duas candidaturas apresentadas pela AMEC, com sede em Beja: “Contentores 2021”,
para o Bairro das Pedreiras, e “Traseiras do Monte Sovina”.
O primeiro projeto “pretende criar um balneário público e um posto de apoio à Saúde Pública e às condições sub-humanas em que vivem mais de 400 pessoas no Bairro das Pedreiras”, explicou.
Já o outro quer “criar um balneário público na Salvada e uma Associação de Mulheres Ciganas”, acrescentou a AMEC, precisando que o conjunto das duas iniciativas aprovadas “aproxima-se dos cem mil euros” de investimento.
Na elaboração das candidaturas, a entidade promotora disse ter contado com a colaboração e apoio do Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, “apesar de todas as diligências e e-mails enviados para os parceiros locais” nestas áreas.
Atendendo às “necessidades básicas higiénico-sanitárias essenciais que estas populações necessitam e que estes projetos vão resolver, aproveitamos a ocasião para solicitar publicamente o apoio e a parceria da Câmara Municipal de Beja”, apelou a AMEC.
No comunicado, a entidade solicita o apoio de outros parceiros, como uniões de freguesia e Unidade de Saúde Pública de Beja.
Recorde-se que o Programa Bairros Saudáveis também aprovou uma outra candidatura, para o Bairro das Pedreiras, promovida pela Alentejo XXI-Associação de Desenvolvimento Integrado do Meio Rural.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD

