Promover, defender e valorizar a língua portuguesa e a identidade e diversidade cultural da região Alentejo, incentivar a criação literária na modalidade de romance, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e, simultaneamente, homenagear o romancista e contista alentejano Joaquim Mestre são os principais objetivos deste Prémio.

Podem concorrer maiores de 18 anos, portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, a modalidade a concurso é Romance, e a data para entrega de originais é de 31 de março de 2026. A principal alteração desta 5ª edição é o facto de os originais passarem a ser entregue em formato digital.

O valor do prémio é de 3000 euros, mais a publicação da obra numa editora de referência. 

Este Prémio, com uma periodicidade bienal, é instituído pela ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, em parceria com a CCDR Alentejo e com a câmara municipal de Beja.

A última obra premiada, intitulada "Inventor de esquecimentos" da autoria de António Canteiro, foi distinguida com o Prémio de Melhor obra de ficção da SPA, Prémio Autores 2025.

Comente esta notícia

Prémio limitado à modalidade "romance"? Será que as outras formas de escrita literária não permitem a "promoção", "defesa" e "valorização da Língua Portuguesa e a identidade e diversidade cultural da região Alentejo"?

Manuel Maria Feio Barroso

04/11/2025

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.