Cerca de 40 pessoas estão esta quarta-feira a ser detidas pela Unidade de Contraterrorismo e pelo DIAP de Lisboa, apurou a CNN Portugal, na maior operação da Polícia Judiciária nos últimos anos. São mais de 400 os inspetores envolvidos, em cerca de 60 buscas no Alentejo por tráfico de seres humanos, associação criminosa e branqueamento de capitais. 

Em causa, o facto de explorarem em condições sub-humanas, de semiescravidão, centenas de trabalhadores estrangeiros em campos agrícolas da região e no centro do país. Ficam com os ordenados das vítimas, pagos pelos empregadores, e fazem fortuna, ostentando vários sinais exteriores de riqueza. Contam ainda com a colaboração de uma solicitadora da vila de Cuba, também detida, para a criação de empresas fantasma e falsificação de documentos.  

As vítimas são atraídas, ainda nos seus países de origem, para uma vida melhor em Portugal – com alojamento, condições de trabalho e salários dignos. Tudo não passa de um logro e, para o efeito, a rede organizada a partir do distrito de Beja conta com angariadores no Leste da Europa, como na Ucrânia ou Roménia, além de países como a Índia, Paquistão ou Timor. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.