Passeio "Pelos Campos de Salúquia" parte à descoberta das margens do Rio Ardila
O passeio/caminhada “Pelos Campos de Salúquia” leva, hoje, os participantes à descoberta do Rio Ardila. Esta iniciativa, promovida pelo município de Moura, realiza-se, em Santo Amador e apresenta um percurso de 9 Km, com grau de dificuldade moderado.
O Rio Ardila caracteriza-se por margens com belas paisagens, moinhos tradicionais e rápidos mais evidentes durante a época de chuvas. Formando piscinas naturais e pequenas cascatas, como as existentes junto à aldeia de Santo Amador, onde, está instalado o Museu do Rio, oferece locais ideais para o contacto direto com a natureza, lazer e banhos.
A vegetação ripícola do Rio Ardila inclui espécies como o loendro, tamujo, freixo e tamargueira, adaptadas às suas margens. A zona do rio Ardila apresenta uma variedade de habitats, incluindo margens escarpadas e afloramentos rochosos calcários, que contribuem para a diversidade da paisagem e do coberto vegetal.
As espécies piscícolas autóctones do rio Ardila incluem o saramugo, a cumba, a boga-de-boca-arqueada e a boga-do-Guadiana. Outras espécies autóctones importantes são a lontra e os cágados, bem como o mexilhão-de-rio.