Promovida pelo setor do Turismo da Câmara Municipal de Moura, a iniciativa apresenta um percurso de 9 Km, com grau de dificuldade fácil. A concentração, junto à Bica de Santa Comba, está marcada para as 08.30 horas.

O percurso que é proposto, vai ser guiado por José Gonçalo Valente e leva os participantes a explorar os antigos fornos de cal que fazem parte da história de Moura. Esta atividade, “outrora essencial para a economia local, moldou o território e deixou marcas permanentes na memória coletiva, sendo hoje uma tradição a recuperar e valorizar.”

O município de Moura recorda que “a produção de cal foi, durante séculos, uma das principais atividades económicas do concelho” e que “os caleiros, mestres do fogo e da pedra, transformavam o calcário em cal através de um processo artesanal transmitido de geração em geração.”

É ainda acrescentado que “a cal era essencial para a construção e manutenção das casas, protegendo-as do calor e da humidade, e conferindo-lhes a típica brancura que caracteriza, ainda hoje, as aldeias do concelho de Moura e do Alentejo.”

A participação nesta iniciativa é gratuita, mas obedece a inscrição prévia até esta sexta-feira. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.