Promovido ACOS – Associação de Agricultores do Sul, o certame costuma contar anualmente com mais de mil expositores, distribuídos por mais de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.

A feira, que junta ruralidade e inovação, já tem inscritos, nesta altura do ano, “mais cerca de 10% de expositores comparativamente ao ano passado, muitos deles entidades que pretendem participar pela primeira vez”, realçou a organização em comunicado.

A Ovibeja, que anualmente recebe mais de 150 mil visitantes e costuma ser ‘palco’ para uma ‘romaria’ de políticos, tem como tema central, nesta edição, “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura”.

Um mote que “convida a refletir sobre o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação”, indicou a ACOS.

Dedicada a todos os públicos, esta é uma “feira agrícola, dos sabores e aromas da terra, mas também um evento urbano, eclético, com atrativos para todos os gostos, que dá pontos na inovação, no ambiente de festa e de partilha”.

“É uma montra e uma mesa de produtos agroalimentares de qualidade superior, de restaurantes de carnes certificadas de raças autóctones nacionais”, resumiu a organização.

A oferta do evento inclui concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais ou comércio.

Integra ainda o 12.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, para o qual estão ainda a decorrer inscrições, até dia 24 deste mês.

A programação cultural é outro dos pontos fortes da feira, com as ‘ovinoites’ a atraírem milhares de jovens ao recinto.

Luís Trigacheiro, Quatro e Meia, Xutos e Pontapés e Bárbara Tinoco são cabeças-de-cartaz desta 39.ª edição, que conta também com a atuação de dj’s

Os pavilhões Terra Fértil, Institucional, da Pecuária, Central, de Comércio e Serviços, Multiúsos e do Cante, das Artes e Ofícios Tradicionais, a Arena do Azeite e o Espaço Agroalimentar são alguns dos ‘mundos’ temáticos que se podem descobrir na Ovibeja.

Com vários restaurantes de carnes de raças autóctones, a feira conta ainda com tascas de ‘comes e bebes’ em vários espaços, colóquios, seminários e ‘workshops’, entre outras propostas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.