Ourique: Projeto "Oficinas de Cante Alentejano" recebe menção honrosa
O Cante Alentejano do concelho de Ourique voltou a ser distinguido, desta vez na 1ª edição dos Prémios Nacionais de Educação, com uma menção honrosa na categoria de “Cultura e Património”, através do projeto “Educar para a Arte- Oficinas de Cante Alentejano”.
Foto: C.M. Ourique
A cerimónia, que decorreu no Templo da Poesia, em Oeiras, reuniu projetos de todo o país e contou com a presença de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, e do secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha.
“Este prémio é mais um reconhecimento do trabalho que o Município de Ourique tem realizado para preservar e ensinar o Cante Alentejano, levando às novas gerações uma das maiores riquezas culturais da nossa terra”, refere, em comunicado, a autarquia do concelho.
Na cerimónia, Marcelo Guerreiro destacou que “este reconhecimento é mais uma vitória do Cante Alentejano, da nossa identidade e do esforço coletivo para preservar o que nos define. Em Ourique, acreditamos que o Cante é a voz das nossas raízes e a ponte para as novas gerações”, acrescentando que “com o projeto 'Educar para a Arte – Oficinas de Cante Alentejano', reafirmamos o nosso compromisso em proteger e valorizar este património único. Este prémio pertence a todos os que acreditam na força do Cante e da nossa cultura."
Este é o terceiro reconhecimento nacional para o projeto “Educar para a Arte- Oficinas de Cante Alentejano”, que já havia sido distinguido com o “Prémio de Excelência Autárquica”, pelo impacto transformador do Cante nas escolas e com “Prémio Autarquia do Ano 2023”, na categoria de Educação, pelo incentivo ao sucesso escolar através do património cultural.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro