Os A-29N Super Tucano já estão em Beja e integram Esquadra 101 da Força Aérea
Os novos A-29N Super Tucano da Força Aérea Portuguesa já chegaram à Base Aérea N.º 11, em Beja, após a entrega oficial das aeronaves à Força aérea Portuguesa. Os aviões passam a integrar a Esquadra 101 – “Roncos”, marcando o início de uma nova fase operacional e de instrução naquela unidade.
Foto: FAP
Com configuração NATO, os A-29N Super Tucano vêm reforçar a interoperabilidade da Força Aérea, acrescentando capacidades relevantes no âmbito do apoio aéreo próximo em operações conjuntas e/ou combinadas, da instrução em pilotagem e de missões de luta anti-drone. A incorporação destas aeronaves responde a exigências operacionais atuais e consolida o papel da Base Aérea de Beja como polo central de treino e operações.
A chegada foi assinalada com a habitual cerimónia de batismo das aeronaves, protagonizada pelos carros dos Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro da base, um gesto simbólico que assinala as boas-vindas aos novos meios e o arranque da sua atividade operacional ao serviço da Força Aérea.
A integração dos A-29N ocorre num contexto mais amplo de reforço do cluster aeronáutico em Beja. Recentemente, foi assinada a carta de intenção entre o Governo português e a Embraer para a instalação, no concelho, de uma fábrica dedicada à construção do Super Tucano. O investimento é apontado como estruturante para o território, com impacto direto na criação de emprego qualificado, na atração de empresas da indústria aeronáutica e de defesa e na consolidação de Beja como referência nacional e internacional neste setor estratégico.
Comente esta notícia
Destaques
Beja: GNR apreende 1.500 doses de droga e detém três suspeitos de tráfico
Beja vai ter uma fábrica de aeronaves Super Tucano. Governo e Embraer assinam carta de intenção
ULSBA faz primeiro implante de pacemaker com método inovador
