A OPP, afirma que “o luto é uma reação natural de adaptação a uma nova realidade quando ocorre uma perda” que “perder alguém ou algo ao longo da vida é inevitável” e que “todos passaremos, em algum momento, por processos de luto - seja pela morte de alguém significativo, pela perda de saúde, de um emprego, de uma relação, ou até de um projeto de vida. O luto é, por isso, uma reação universal, embora seja também profundamente pessoal.”


O documento que agora está disponível lembra que “o luto é um processo que nos ajuda a reconhecer que algo mudou irreversivelmente”, e que “o seu propósito não é o esquecimento, mas a reconstrução de um novo sentido para a vida”.

Ainda segundo a OPP, “cada pessoa vive o luto ao seu ritmo, de forma única” e “o luto não tem um calendário ou relógio. Cada pessoa reage de forma diferente e ao seu próprio ritmo”.  A OPP acrescenta ainda que “algumas pessoas choram, outras não; umas preferem o silêncio, outras precisam de falar. O essencial é reconhecer que o sofrimento é uma parte natural do processo de adaptação à perda. Cada pessoa tem direito ao seu processo de luto. “

O documento da OPP está disponível em opp_vamosfalarsobreluto.pdf

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.