De acordo com o município, esta intervenção socioeducativa nos recreios escolares pretende criar condições para que as crianças possam brincar, explorar e aprender em contacto direto com o espaço exterior, valorizando o recreio como um tempo essencial de desenvolvimento físico, emocional e social, e não apenas como um intervalo entre atividades letivas.

O projeto aposta na brincadeira espontânea e ativa, reconhecendo o seu papel determinante no bem-estar das crianças, na promoção de estilos de vida saudáveis e no fortalecimento da relação com o espaço escolar. Ao incentivar o uso criativo do recreio, o “RECREAR” contribui para combater o sedentarismo e estimular a curiosidade, a imaginação e a interação entre pares.

A iniciativa visa ainda o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, como a autonomia, a criatividade, a cooperação e a capacidade de resolver problemas, reforçando a ideia de que brincar ao ar livre é uma componente estruturante da aprendizagem e do crescimento equilibrado das crianças.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Odemira reforça a aposta numa escola mais inclusiva, saudável e centrada no desenvolvimento integral da criança, onde o recreio é assumido como um espaço educativo de pleno direito.

De acordo com o município do distrito de Beja, esta intervenção socioeducativa nos recreios escolares pretende criar condições para que as crianças possam brincar, explorar e aprender em contacto direto com o espaço exterior, valorizando o recreio como um tempo essencial de desenvolvimento físico, emocional e social, e não apenas como um intervalo entre atividades letivas.

O projeto aposta na brincadeira espontânea e ativa, reconhecendo o seu papel determinante no bem-estar das crianças, na promoção de estilos de vida saudáveis e no fortalecimento da relação com o espaço escolar. Ao incentivar o uso criativo do recreio, o “RECREAR” contribui para combater o sedentarismo e estimular a curiosidade, a imaginação e a interação entre pares.

A iniciativa visa ainda o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, como a autonomia, a criatividade, a cooperação e a capacidade de resolver problemas, reforçando a ideia de que brincar ao ar livre é uma componente estruturante da aprendizagem e do crescimento equilibrado das crianças.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Odemira reforça a aposta numa escola mais inclusiva, saudável e centrada no desenvolvimento integral da criança, onde o recreio é assumido como um espaço educativo de pleno direito.


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