Foto: C.M. Odemira

Em 1924, os pilotos Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia levaram a cabo a primeira viagem aérea com destino a Macau, concretizando um feito pioneiro na aviação internacional. 

Para assinalar os 100 anos da viagem, o concelho de Odemira, terra origem do Comandante Brito Paes e lugar onde se iniciou a jornada em 1924, junta-se à Força Aérea Portuguesa e à Universidade do Porto, num programa de comemorações que se prolonga até setembro. 

Pelas 15h30 de hoje, inicia-se a Sessão Oficial de Abertura das Comemorações, no Museu do Ar, em Sintra, que vai integrar diversos momentos. É o caso de uma conferência de enquadramento histórico, por Lourenço Henriques-Mateus (Direção Histórico-Cultural da Força Aérea) e a apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria”. 

Vai ser inaugurada a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)”, seguindo-se uma visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros.

A sessão vai terminar com a apresentação e degustação de uma edição especial e comemorativa de vinho branco Encosta das Fornalhas, produzido em Odemira, e a entrega de um Postal Completo de Correios, uma iniciativa dos CTT Correios de Portugal, alusivo ao Centenário da Viagem Portugal-Macau. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.