Novo projeto de investigação arqueológica arranca em Serpa
Há um novo projeto de investigação arqueológica em Serpa, arrancaram esta semana, os trabalhos no sítio pré-histórico de São Brás 3 (União de Freguesias de Salvador e Santa Maria).
Estes trabalhos surgem no âmbito do projeto de investigação científica “NUCLEUS – Arquitetura e biografia do centro de um recinto de fossos (S. Brás 3, Serpa)”.
O projeto arqueológico, que se vai prolongar até 2028, é coordenado por António Carlos Valera, investigador do ICArEHB-Universidade do Algarve e do Núcleo de Investigação Arqueológica da empresa ERA Arqueologia, responsável pela execução dos trabalhos, com financiamento e apoio logístico da Câmara Municipal de Serpa.
A autarquia de Serpa recorda que “trabalhos anteriores no local, através de métodos não intrusivos, realizados pela mesma equipa, revelaram a existência de um complexo recinto com diversos de fossos escavados na rocha, que definem uma área de mais de uma dezena de hectares.
Os trabalhos arqueológicos em curso foram conciliados com a atividade agrícola no local, onde se instalou um olival intensivo, devido à cooperação entre o proprietário com o Município de Serpa e a ex-Direção Regional de Cultura do Alentejo, permitindo que a área central do sítio arqueológico fosse excluída do projeto agrícola.
