Musibéria: José Valente apresenta espetáculo inspirado na Constituição
O auditório Musibéria, em Serpa, recebe, esta tarde, pelas 18.30 horas, um espetáculo com o violetista e compositor José Valente, inspirado no artigo 30.º da Constituição da República Portuguesa.
Neste espetáculo, José Valente vai estrear a obra “Habeas corpus”, inspirada no artigo 31.º da Constituição da República Portuguesa.
A obra, criada no âmbito do projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”, desenvolvido pela Cultbéria, é o resultado da residência artística realizada no Musibéria.
O projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa” desenvolvido pela Cultbéria, visa promover a criação de obras musicais que tenham por referência a CRP, num amplo exercício de criação artística e de discussão crítica em torno do texto constitucional, propondo novos modos de escuta sobre o seu conteúdo.
O projeto tem ainda por objetivos fomentar a aproximação ao texto constitucional, esbater as barreiras da acessibilidade intelectual e social e robustecer o conhecimento dos direitos, liberdades e garantias pessoais.
O Musibéria (Serpa) é a sede da criação das obras musicais, da apresentação pública das obras, através de espetáculos, da edição e publicação das obras musicais criadas da realização de um ciclo de conversas sobre o texto constitucional e de sessões de mediação e de leitura, envolvendo vários agrupamentos de escolas.
No ano de 2026, a Constituição da República Portuguesa (CRP) cumprirá 50 anos desde a data da sua aprovação e entrada em vigor.