A lista de 46 museus, monumentos e palácios, mais três teatros nacionais, que serão alvo de requalificação foi uma das resoluções aprovadas pelo Governo na quinta-feira, no Conselho de Ministros dedicado à Cultura, realizado em Mafra, determinando que o investimento em património cultural edificado "constituirá uma prioridade" do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Na área do património, a resolução do Conselho de Ministros estabelece os objetivos de investimento em património cultural imóvel público, com as 49 intervenções previstas em equipamentos culturais - e às quais deverá caber um financiamento de 150 milhões de euros.

Esta fatia financeira está prevista dentro dos 243 milhões de euros anunciados para a Cultura, no âmbito do Plano do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entregue na quinta-feira em Bruxelas.

No quadro do PRR, estão previstos ainda 93 milhões de euros para “redes culturais e transição digital”.

Neste contexto específico, o PRR prevê a “modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais” como “teatros, cineteatros, cinemateca, museus, centros de arte, bibliotecas, Torre do Tombo, Biblioteca Nacional, laboratórios de conservação e restauro, Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, instalação do Arquivo Nacional do Som”.

O PRR inclui também a “digitalização de artes e património” e “a internacionalização, a modernização e a transição digital do livro e dos autores”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.