Moura: Santo Aleixo da Restauração protagoniza obra “Defender a Pátria”
O livro “Defender a Pátria: Ruralidade e Fronteira nas Guerras dos Séculos XVII e XVIII” vai ser hoje apresentado na Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração, a aldeia que serviu de objeto de investigação para a obra de João Espadeiro Ramos.
Foto: C.M. Moura
A união de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, o autor da obra e as edições Colibri promovem a apresentação do livro, pelo professor João Mário Caldeira, este domingo, às 11h.
A obra “Defender a Pátria” discute a questão do mundo rural e da fronteira nas guerras da Restauração e da Sucessão Espanhola e teve o seu foco de análise no concelho de Moura, mais especificamente na freguesia de Santo Aleixo.
O livro divide-se em quatro partes, em que se aborda o que aconteceu à aldeia e à sua população depois dos violentos ataques e da destruição.
O autor, mais conhecido pela atividade política e funções públicas que já desempenhou, surge agora na sua vertente de investigador. É mestre em História pela Universidade de Évora e frequenta atualmente um Programa de Doutoramento na mesma universidade, onde estuda a administração das aldeias e pequenos lugares em Portugal e no Império português.
Este não é o primeiro trabalho de João Espadeiro Ramos, sobre o tema nem sobre o território. Na sua dissertação de mestrado dedicou-se ao concelho de Noudar e Barrancos e publicou, na Revista Lacant, o artigo Quotidiano da Praça de Moura durante a Guerra da Restauração [1641-1668].
Mais antigo e focado num período mais recente é o livro Santo Amador e a Revolução, editado pela Cooperativa Cultural Alentejana, onde se debruçou sobre os efeitos da Revolução de Abril na sua aldeia natal.
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro