A iniciativa realizada pela Câmara Municipal de Moura e pela Paróquia de Moura pretende assinalar a reabertura desta igreja, localizada no centro da cidade, que foi recentemente alvo de obras de reabilitação com vista à recuperação da cobertura do imóvel, bem como da fachada e pintura de paredes e tetos interiores.

A intervenção de reabilitação e conservação, que agora se encontra concluída, resultou da assinatura do protocolo de colaboração assinado, em setembro de 2020, entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja de São João Baptista de Moura.

O investimento total rondou 614.600 euros, um valor suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.

A Igreja de São João Baptista está classificada como Monumento Nacional desde 13 de junho de 1932. Foi mandada edificar por D. Manuel I, em 1502, no estilo manuelino. Na fachada encontra-se o portal principal que “apresenta uma feição do tardo-gótico internacional, embora com tratamento português” que inclui relevos de folhagens, boleados, colunas torsas e espiraladas, enquadrando ao centro o escudo de Portugal ladeado por duas esferas armilares, emblemas de D. Manuel.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.