A ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”, implantada na EM517, sobre a albufeira do Alqueva, encontra-se neste momento a ser alvo de um registo do volume de tráfego. Nesse sentido, os municípios de Moura e Mourão encontram-se a inquirir os condutores sobre as características dos veículos de acordo com a sua categoria, carga e frequência de utilização daquela via.

Os dados que forem recolhidos vão servir para atualizar o relatório de inspeção, realizado em 2021, por empresa da especialidade, com vista à consolidação de conclusões e medidas que permitam garantir as necessárias medidas de qualificação e estabilização do tabuleiro.

De acordo com a autarquia de Moura os problemas são, na sua maioria, de origem mecânica, devido a esforços aplicados à estrutura.

A Ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache” tem uma idade inferior a 20 anos, presumindo-se que a explicação para o desenvolvimento do problema estrutural se deve a falhas e incorreções numa das etapas de construção.

Porque é fundamental garantir a segurança de circulação e de cidadãos, os dois municípios vão apresentar um conjunto de medidas para travar a deterioração do equipamento e garantir a sua correta utilização, estando prevista a marcação de uma audiência junto da  tutela para revindicar o suporte e apoio financeiro na correta obra de reabilitação que deverá ser promovida a médio prazo. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.