Moura: Bombeiros e Serviço Municipal de Proteção Civil têm novas viaturas
Os Bombeiros Voluntários de Moura e o Serviço Municipal de Proteção Civil estão apetrechados com três novas viaturas. A aquisição foi feita pela câmara de Moura no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa operacional Alentejo 2030.
Aos Bombeiros Voluntários foi entregue um veículo ligeiro de combate a incêndios, enquanto o Serviço Municipal de Proteção Civil recebeu um veículo de transporte de pessoal e um veículo de posto de comando operacional.
A candidatura incluiu também a aquisição de 44 equipamentos de proteção individual (EPI) destinados aos Bombeiros Voluntários de Moura, bem como de um equipamento de utilização coletiva (drone) para o Serviço Municipal de Proteção Civil. Os equipamentos vão ser entregues após a conclusão do respetivo procedimento de aquisição.
De acordo com o município de Moura, “com este investimento, pretende-se promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção de riscos de catástrofe e o reforço da resiliência territorial, melhorando simultaneamente a capacidade de intervenção dos agentes de proteção civil.”
Aumentar o nível de preparação para a avaliação, antecipação e gestão de riscos, contribuindo para a proteção da população e do património local, é outro objetivo, assim como, contribuir para o aumento da eficiência da resposta operacional e a minimização de danos, salvaguardando vidas humanas e reduzindo perdas, quer através da diminuição da probabilidade de ocorrência de situações de risco, quer pela redução da exposição aos mesmos.
Os equipamentos foram adquiridos no âmbito do programa operacional Alentejo 2030, com um custo elegível aprovado de 275.494 euros e um fundo aprovado de 234.169,90 euros, através do FEDER.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro
