Se o “mar deixou o Alentejo” de onde “trouxe canções de oiro”, os mercadores dessas raízes são claramente Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, alinhados no coletivo MONDA.

Os ingredientes de que é feita a inspiração, sanguínea e enraizada, estão todos presentes.

MONDA é um corpo em que bate o coração da planície, são os sentimentos e emoções que sempre distinguiram o seu cante, é um calor muito próprio, em que se nasce, se vive e só assim se pode cantar.

MONDA é tudo o que distingue pelo mundo fora esse sabor a Alentejo, hoje de resto, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Condimentado pelas guitarras, teclados e contrabaixo torna-se numa nova voz, mais aberta e diversificada que, para simplificar, se compõe no âmbito da World Music e atravessa qualquer fronteira. 

Com uma aproximação clara às novas tendências musicais, misturando a composição tradicional com novos sons da World Music o primeiro trabalho discográfico dos MONDA, produzido por Ruben Alves conta com as participações especiais da fadista Katia Guerreiro e Rui Veloso.

Ao vivo, muito mais que a celebração do Cante Alentejano, MONDA torna-se numa festa genuína, luminosa e emocionante, que canta fundo as raízes de um país inteiro.

Biografia retirada do site Monda – Cantando e tocando o Alentejo(mondamusic.com)

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.