Ministro das Infraestruturas e Habitação faz percurso pela EN2 para fazer radiografia das necessidades do território
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai fazer, a partir de hoje e até sexta-feira, o percurso da Estrada Nacional 2 (EN2), entre Chaves e Faro, com paragens e encontros com os autarcas dos 35 concelhos abrangidos pela EN2.
“Ver para Fazer” é o mote deste roteiro ministerial por uma das estradas mais emblemáticas do país, que percorre o interior de Portugal de norte a sul, ao longo de 738 quilómetros. Miguel Pinto Luz vai fazer uma radiografia das necessidades nestas zonas do interior do país e ouvir dos autarcas dos 35 municípios da EN2 os problemas com que se deparam – e também as suas propostas - ao nível das infraestruturas, da mobilidade, habitação, bem como todos os temas de interesse para os respetivos concelhos.
“Não basta dizer que temos de combater a interioridade, é preciso conhecer, ouvir de viva-voz os agentes locais para conhecer as suas necessidades e dificuldades. Temos de conhecer as realidades. Temos de ver para fazer. Este Governo trabalha todos os dias para combater estas desigualdades, porque só teremos coesão territorial se tivermos justiça territorial”, afirma o
Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Nesta deslocação, Miguel Pinto Luz faz-se acompanhar pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado e, em algumas partes do percurso, também pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
Com o roteiro pela EN2 pretende-se igualmente mostrar a importância de existir uma visão integrada das infraestruturas com as outras dimensões sociais e económicas das regiões, por forma a que sirvam eficazmente os territórios e as populações.
Esta deslocação pela mais longa estrada nacional portuguesa resulta de um desafio lançado pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.