Recentemente decorreu uma ação de anilhagem de crias de peneireiro-das-torres (Falco naumanni) em Mértola, integrada num projeto da Associação Portugal Wildscapes que conta com o apoio do ICNF-Parque Natural Vale do Guadiana e da Câmara Municipal de Mértola.

Aquando da chegada desta ave migradora ao território, durante o mês de fevereiro, foram instaladas câmaras em caixas-ninho na vila para acompanhar o desenvolvimento das crias que nasceriam este ano. Segundo a autarquia de Mértola “nos dois ninhos foram realizadas posturas com sucesso e com fins de monitorização e estudo foram anilhadas algumas das crias, numa operação conduzida por técnicos do ICNF-Parque Natural Vale do Guadiana.” Através desta operação vai ser possível conhecer melhor os comportamentos deste pequeno falcão migrador e ajudar nas ações levadas a cabo para a sua salvaguarda.

Ainda de acordo com o município “além das ações de apoio à nidificação da espécie com a colocação de caixas-ninho na vila, torna-se agora, urgente, a necessidade de aumentar as suas áreas de alimentação na proximidade da vila.”

 

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.