Mértola: Semana Gastronómica abre o apetite para a Feira da Caça
Vários restaurantes do concelho de Mértola estão a participar na Semana Gastronómica da Caça. A proposta é que, até domingo, as ementas dos restaurantes aderentes, apresentem uma diversidade de pratos gastronómicos de caça.

Javali estufado, ensopado de veado, açorda de perdiz, lebre com feijão branco e coelho frito são apenas algumas das sugestões que é possível encontrar nas ementas. Uma iniciativa para abrir o apetite para a Feira da Caça que vai decorrer a partir de sexta-feira e até domingo. A organização pertence à Câmara Municipal de Mértola.
O evento, que se realiza anualmente, é um dos mais importantes certames dedicados à caça, à natureza e às tradições rurais do concelho.
O recinto da feira e os espaços envolventes recebem, ao longo de três dias, atividades cinegéticas, demonstrações, conferências, concursos, provas desportivas e espetáculos musicais, num programa pensado para todos os públicos e que valoriza o património natural e cultural de Mértola.
No primeiro dia, sexta-feira, o certame arranca com a tradicional Montaria da Feira da Caça, a Abertura Oficial do Certame e um Ciclo de Conferências dedicadas à recuperação e gestão das espécies cinegéticas. A animação musical fica a cargo do Grupo Coral de São João dos Caldeireiros, do Grupo Musical Sons do Lago, de Nuno Ribeiro e de Emanuel e Tânia.
No sábado, o destaque vai para a 15.ª Taça Ibérica de St.º Huberto, as demonstrações de cães de caça e de falcoaria, o Concurso de Mel, Showcooking com o Chef. Carlos Matos e diversas atuações musicais, incluindo Calma e Vento Sul e Koincidências, encerrando com o concerto de Emanuel.
No dia de encerramento, domingo, realiza-se o 13.º Campeonato Nacional de Salto “Fernando Pereira”, provas de caça, birdwatching, provas de Vinhos e Showcooking, demonstrações de cães de caça e o concerto de encerramento com o grupo Vizinhos.
Com este programa, a Câmara Municipal de Mértola “reforça o seu compromisso com a valorização dos recursos cinegéticos e naturais, promovendo simultaneamente o turismo, a economia local e as tradições do território.”