Mértola: Identificada no concelho nova espécie de ácaro aquático-EBM
Uma equipa internacional, da qual fazem parte investigadores da Estação Biológica de Mértola (EBM), identificou novas espécies de ácaros aquáticos em Portugal. No total, foram identificadas 68 espécies de ácaros aquáticos, das quais 39 são novas para o país e três são novas para a ciência.
Foto: EBM
No concelho de Mértola, onde foi feita uma amostragem em ribeiras e em charcas, foram já identificadas 21 espécies, pertencentes a 10 famílias distintas. Na ribeira de Oeiras, na freguesia de S. João dos Caldeireiros, foi descoberta uma das novas espécies para a ciência.
A EBM recorda que “os ácaros aquáticos são o grupo de aracnídeos mais diverso e abundante em habitats de água doce. Parentes afastados das aranhas e dos escorpiões, podem ser vistos a olho nu, mas são seres de reduzidas dimensões, do tamanho da cabeça de um alfinete. Ao contrário dos ácaros domésticos, estes animais não causam alergias ao ser humano e são bons bioindicadores da qualidade da água. Dependendo da sua fase de vida, podem desempenhar o papel de predadores ou parasitas, impedindo que populações de outras espécies assumam números muito elevados, atuando assim como reguladores dos ecossistemas.”
As descobertas ocorreram no âmbito do projeto Biodiversity Genomics Europe que tem como objetivo enfrentar a crise global da biodiversidade, proporcionando uma compreensão mais profunda da diversidade da vida na Terra por meio da genómica e, em particular, do uso de códigos de barras de DNA.
Comente esta notícia
Destaques
Beja reforça papel estratégico com edifício para Esquadra dos A-29N Super Tucano
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
Encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de São Paulo em Serpa até 3 de janeiro
