Mértola: EBM disponibiliza calendário 2026 dedicado à valorização do património vegetal mediterrânico
O Calendário Mértola 2026 da Estação Biológica de Mértola já está disponível. Uma edição dedicada à valorização do património vegetal mediterrânico.
Em 2026, o calendário é dedicado à valorização do património vegetal mediterrânico característico de Mértola e do Baixo Alentejo, destacando-se a sua importância para a regeneração dos ecossistemas, a conservação da biodiversidade, a sustentabilidade das comunidades humanas e a resiliência do território face às alterações climáticas e à desertificação.
As espécies selecionadas, das mais emblemáticas às mais raras, refletem a riqueza botânica do território e pretendem promover a literacia ambiental e a responsabilidade coletiva na salvaguarda e regeneração do património vegetal para as gerações futuras, num contexto de crescentes pressões sobre a paisagem.
Paralelamente a esta iniciativa, a equipa da Estação Biológica de Mértola vai visitar todas as escolas do 1.º ciclo e do pré-escolar do concelho, para oferecer um calendário a cada criança e promover sessões didáticas dedicadas ao património vegetal e à importância da sua preservação.
Quem estiver interessado também pode levantar o calendário gratuitamente no Posto de Turismo de Mértola, na Casa das Artes Mário Elias e no Gabinete de Atendimento da Câmara Municipal de Mértola.
O calendário é uma iniciativa do Município de Mértola em parceria com a EBM e o Grupo do Risco.
