Esta iniciativa, promovida pela Estação Biológica de Mértola (EBM) em parceria com a câmara de Mértola e dinamizada pela bióloga Andreia Albernaz, incluiu a apresentação de duas histórias encenadas. A ideia foi dar a conhecer o universo dos artrópodes que protagonizaram essas aventuras de forma a explorar a sua diversidade e amplitude.

A diversidade de abelhas existentes em Portugal, os diferentes tipos de ninhos em que habitam, os perigos que enfrentam e as formas de as proteger, foram alguns dos temas abordados na história de "Zi, a abelha zonza". A sessão incluiu também a história da aranhiça Melissa do livro “Melissa. Vidas de invertebrados" de maneira a promover uma atitude de respeito e curiosidade pelo universo dos invertebrados.

A ação terminou com um jogo de tabuleiro, incluído no livro “Melissa. Vidas de Invertebrados” que permitiu consolidar os conhecimentos adquiridos de forma interativa.

Fomentar a literacia científica juntos dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao papel dos artrópodes, com destaque para os polinizadores, no equilíbrio dos ecossistemas, e incentivar a adoção de comportamentos responsáveis face à conservação da biodiversidade foram os principais objetivos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.