Mértola aposta da literacia científica dos alunos do 1º ciclo
As escolas básicas do 1º ciclo do concelho de Mértola receberam, um conjunto de ações de sensibilização sobre artrópodes, em particular insetos e aracnídeos. Fomentar a literacia científica dos alunos foi o principal objetivo.

Esta iniciativa, promovida pela Estação Biológica de Mértola (EBM) em parceria com a câmara de Mértola e dinamizada pela bióloga Andreia Albernaz, incluiu a apresentação de duas histórias encenadas. A ideia foi dar a conhecer o universo dos artrópodes que protagonizaram essas aventuras de forma a explorar a sua diversidade e amplitude.
A diversidade de abelhas existentes em Portugal, os diferentes tipos de ninhos em que habitam, os perigos que enfrentam e as formas de as proteger, foram alguns dos temas abordados na história de "Zi, a abelha zonza". A sessão incluiu também a história da aranhiça Melissa do livro “Melissa. Vidas de invertebrados" de maneira a promover uma atitude de respeito e curiosidade pelo universo dos invertebrados.
A ação terminou com um jogo de tabuleiro, incluído no livro “Melissa. Vidas de Invertebrados” que permitiu consolidar os conhecimentos adquiridos de forma interativa.
Fomentar a literacia científica juntos dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao papel dos artrópodes, com destaque para os polinizadores, no equilíbrio dos ecossistemas, e incentivar a adoção de comportamentos responsáveis face à conservação da biodiversidade foram os principais objetivos.