Mértola: ALSUD lança projeto de envelhecimento ativo
A ALSUD-Escola Profissional de Mértola está a promover o projeto o projeto Germinar – Sementes de Intergeracionalidade, recentemente distinguido com o Prémio Fundação Belmiro de Azevedo.
Trata-se de um projeto que se destina a apoiar iniciativas que combatem o isolamento, promovem o envelhecimento ativo e saudável e valorizam a participação contínua das pessoas seniores na sociedade.
Este projeto mobiliza pessoas de diferentes gerações e contextos, nomeadamente seniores dos 8 polos da Universidade Sénior de Mértola, utentes do Lar de São Miguel do Pinheiro, jovens da Escola Profissional ALSUD, crianças, artistas, autarcas, técnicos e professores. As atividades têm cariz intergeracional e permanecem abertas a toda a comunidade.
O projeto propõe-se construir jardins comunitários que reforcem a participação cidadã e o papel das pessoas mais velhas na transformação das localidades e na melhoria da paisagem urbana, criando espaços públicos que sejam amigos da natureza e das pessoas.
Com a duração de dois anos, o projeto vai ser implementado em quatro localidades do concelho de Mértola:
Álamo, Algodôr, São Miguel do Pinheiro (ERPI) e Mértola (Campus ALSUD) são as localidades onde vai ser implementado este projeto que tem a duração de dois anos, para a sua, a ALSUD conta com a parceria de diversas entidades.
O impacto do projeto é acompanhado e avaliado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
