Lendias d’Encantar vai acolher 30 residências artísticas
A Companhia de Teatro Lendias d’Encantar viu aprovada a candidatura ao Programa Garantir Cultura para realização de 30 residências artísticas
O Programa "Garantir Cultura" é especialmente vocacionado para a mitigação dos impactos da crise pandémica no setor cultural, através da criação de apoios a fundo perdido, destinados a todo o tecido cultural, com vista ao desenvolvimento de projetos artísticos, de criação e programação, em todas as áreas.
Neste âmbito, a Companhia de Teatro Lendias d’Encantar viu aprovada a sua candidatura para a realização de 30 residências artísticas com a duração de, aproximadamente, um mês. Segundo António Revez, diretor artístico da Cia Lendias d’Encantar (LdE), “esta candidatura visa criar condições para o desenvolvimento de uma bolsa de residências artísticas a realizar no Alentejo.
Serão cerca de 30, destinadas a atores e bailarinos, em vários concelhos, a começar por Alvito e Aljustrel, extensíveis a outros seis municípios. Algumas serão orientadas para criadores do espaço Ibero-americano, uma das linhas de intervenção das LdE”.
Na perspetiva da Companhia, o projeto tem especial interesse, uma vez que permitirá apreciar e conhecer o trabalho de alguns criadores que, posteriormente, poderão vir a ser contratados, no decorrer de 2022. Por outro lado, algumas das residências a desenvolver basear-se-ão “na recolha de tradições e estórias de vida de interesse para a criação artística das LdE”, explica António Revez.
São também objetivos desta candidatura, o desenvolvimento artístico nos concelhos visados e, por outro lado, a criação de sinergias entre artistas deslocados, artistas locais e populações, possibilitando, a quem vem de fora, o contacto e a descoberta do território, das suas gentes e cultura, assim como do património, das potencialidades e oportunidades existentes na região, numa ótica de despertar o interesse e a vontade de mudança e fixação em terras alentejanas.
Este é um ponto especialmente sensível par o diretor artístico, que se mostra preocupado com os “índices de desertificação humana, que importa inverter”.
A submissão desta candidatura, com os seus propósitos e nuances é, assim, o “assumir de um compromisso da Companhia Lendias d’Encantar com a região, onde a realização das 30 residências tem, também, um caracter social e não apenas artístico”.
As candidaturas serão abertas brevemente.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD
