A JSD de Beja deu a volta ao Baixo Alentejo com o projeto JSD On Tour, que reuniu dezenas de militantes e figuras nacionais desta juventude partidária e que resultou num documento com uma mensagem direcionada aos presidentes de Câmara e de Assembleia Municipal de todo o distrito. No documento é pedida a criação de Conselhos Municipais da Juventude em todos os concelhos do distrito de Beja e a transmissão em direto de todas as Assembleias Municipais.

Segundo a JSD de Beja , um Conselho Municipal da Juventude (CMJ), serviria como um órgão consultivo do  executivo municipal, constituindo um espaço de diálogo entre os jovens e os autarcas, onde  seriam debatidas as ideias apresentadas pelo poder local, bem como as ideias dos jovens,  assegurando a sua integração no processo de decisão política. A JSD sugere ainda que o CMJ fosse composto por representantes das Associações de Estudantes das escolas do concelho, membros das juventudes partidárias, alunos com assento nos Conselhos Gerais e representantes de outras associações juvenis existentes. 

Quanto à transmissão em direto de todas as Assembleias Municipais, a JSD considera que reforça a “transparência da atividade política local, permitindo aos cidadãos acompanhar o trabalho dos seus representantes, conhecer as propostas apresentadas e compreender as posições e orientações de voto de cada interveniente.”

Para a JSD são duas propostas que têm “potencial para aproximar os jovens dos órgãos de poder local e, simultaneamente, reforçar a confiança e a credibilidade da política, acrescentando valor à nossa democracia.”

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.