José Luís Peixoto apresentou em Beja “Almoço de Domingo”
O escritor voltou ontem à biblioteca José Saramago em Beja, uma casa que diz “fazer parte da sua vida literária desde a primeira hora”, desta vez José Luís Peixoto veio apresentar “Almoço de Domingo”, um romance/biográfico de Rui Nabeiro.
José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974, e é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas em mais de 30 idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.
Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar.
Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor
romance estrangeiro publicado em Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d'Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com Galveias.
Em 2012, publicou Dentro do Segredo, uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens.
Sobre este “Almoço de Domingo”, dele se pode dizer que é um romance, uma biografia ou uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021.
Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.
Com este novo romance acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso – Rui Nabeiro — em paralelo com história do país durante esses anos.
No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura.
Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens.
Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um
romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.
Comente esta notícia
Destaques
População da Cabeça Gorda acorda sobressaltada com "balbúrdia" de operação da PJ
Alentejo: Rede criminosa desmantelada pela PJ controlava 500 imigrantes, nem todos vítimas
Abrigo noturno temporário para pessoas em situação de sem-abrigo ativado em Beja
