Fundada em 1938, como ressurgimento da desaparecida Academia Real da História Portuguesa, criada por D. João V em 1720, a Academia Portuguesa da História é uma instituição científica do Estado Português que funciona sob a tutela do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto. Constitui o organismo de cúpula dos especialistas em Ciências Históricas do nosso país, mantendo atividade pública, nomeadamente conferências, cursos e publicações. Está sediada no Palácio dos Lilazes, em Lisboa.

José António Falcão é autor de vasta bibliografia de referência sobre a história e o património de Portugal, Brasil e Espanha, com destaque para o Alentejo. Conservador de Museus de profissão, tem desempenhado funções em diversas entidades do Ministério da Cultura, entre elas a de presidente do OPART/Teatro Nacional de São Carlos e assessor da Direção-Geral do Património Cultural. Já dirigiu vários museus, como a Casa dos Patudos, em Alpiarça, e foi assessor do Museu Calouste Gulbenkian.

José António Falcão Falcão esteve também à frente, durante muitos anos, do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, onde promoveu a conservação e restauro de um amplo conjunto de monumentos - entre eles, a catedral bejense - e obras de arte, além de organizar uma rede de museus premiada a nível internacional. Professor de História de Arte, tem ensinado na Universidade Católica Portuguesa e em universidades de Espanha, Brasil e Estados Unidos da América. É investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, de Lisboa.

Um dos seus últimos livros, Parecer e Ser, que analisa um período marcante das relações de Portugal com a China, no século XVIII, publicado pela editora Orik, recebeu em 2024 o Prémio Fundação Gulbenkian – História da Presença de Portugal no Mundo. A intervenção de José António Falcão no estudo e salvaguarda do património religioso, à escala europeia, foi reconhecida, também em 2024, pelo Governo da Bélgica, que o fez cavaleiro da Ordem da Coroa, por decreto real de 4 de fevereiro desse ano.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.