Espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, vão estar abertos nesses dias, com visitas, espetáculos, exposições, oficinas e conferências, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são consideradas o evento cultural ligado ao património mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, com mais de 70 mil eventos organizados todos os anos, em mais de 50 países.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do património cultural europeu, com museus, monumentos e palácios nacionais, espaços históricos geridos por autarquias e de entidades privadas, a abrir portas nestes dias da iniciativa.

Até 21 de setembro, a DGPC vai receber propostas de iniciativas a realizar por todo o país sob um tema que incentiva a explorar práticas, lugares e objetos da cultura local e regional.

"Estas práticas e lugares têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam", sublinha aquela entidade, responsável pela coordenação das JEP em Portugal

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.