O deputado comunista afirma que “só com a renovação, modernização e eletrificação da Linha do Alentejo em toda a sua extensão, seja no troço entre Casa Branca e Beja, bem como no troço Beja-Ourique/Funcheira será possível a ligação à Linha do Sul e principalmente será possível com o aproveitamento estratégico desta relevante Linha que se garantirá várias redundâncias como seja a ligação Lisboa-Faro ou a ligação entre o complexo Sines e a fronteira do Caia” ou seja, “garantirá maior fiabilidade ao crescente transporte de mercadorias entre Sines e o resto do País, bem como para o estrangeiro.”

Ainda segundo João Dias, “o aproveitamento estratégico da Linha do Alentejo será fundamental para servir a tão carenciada economia regional e as empresas sediadas no território, servindo a Agricultura, as Agroindústrias e o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, bem como as explorações mineiras de Aljustrel e Neves-Corvo, a par da crescente procura turística que se verifica no Alentejo.”

O deputado comunista entende que uma vez que se encontra em fase de consulta pública, até ao próximo dia 21, o documento relativo à reprogramação do PRR, resultante de um reforço orçamental que se traduz numa verba adicional disponibilizada pela UE, passando o Programa a ter mais cerca de 4 mil milhões de euros face ao plano aprovado em julho de 2021, esta é a oportunidade para que o troço Beja -Ourique/Funcheira seja considerado nesta reprogramação.

Nesse sentido, João Dias quer saber junto do governo se está disponível para considerar esta solução.

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