Em comunicado, o IPBeja refere que "é uma das instituições organizadoras do 1.º Encontro SAPIEN, que tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inovação pedagógica e a criação de comunidades de prática no Ensino Superior". 

O evento realiza-se de 30 de junho a 2 de julho, na Universidade dos Açores que reunirá, presencialmente e em formato online, docentes, formadores, especialistas nacionais e internacionais e a Comissão Executiva do SAPIEN para três dias de partilha, debate e construção colaborativa.

O dia de arranque do evento (30 de junho) será um momento aberto a todos, privilegiando a aprendizagem conjunta, nomeadamente, através de conferências e partilhas de práticas pedagógicas no Ensino Superior. Esta sessão decorrerá em formato híbrido para facilitar o acesso e participação de todos os interessados, revela o comunicado. 

Nos dias 1 e 2 de julho, os trabalhos continuarão com momentos de reflexão estratégica, desde a avaliação das formações pedagógicas já realizadas (dia 1 de julho de manhã, destinando-se a todos os formadores do SAPIEN) até à definição das linhas de ação futuras do SAPIEN (dia 1 de julho de tarde e dia 2 de julho de manhã, destinando-se à Comissão Executiva do SAPIEN).

De acordo com o IPBeja, "este encontro é uma oportunidade para nós pensarmos enquanto agentes de mudança, para fortalecermos redes de colaboração e cocriarmos soluções sustentáveis e transformadoras para o Ensino Superior em Portugal".

O programa pode ser consultado nesta hiperligação: https://sapien.ipportalegre.pt/eventos/.

Unindo vontades e esforços de nove instituições de Ensino Superior que incluem um total de 53 Unidades Orgânicas e abrangem 40% do território português (estendendo-se pela região a sul do Tejo e expandindo-se até aos Açores e Madeira), o Centro de Excelência SAPIEN , criado e financiado pelos fundos do programa NextGeneration EU através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Mais Digital, da República Portuguesa, aposta no desenvolvimento de uma cultura institucional que estimula a inovação e excelência pedagógicas, incentiva a partilha de experiências e promove a valorização profissional da docência.

Fazem parte do consórcio, além do Instituto Politécnico de Beja, as seguintes instituições: Universidade Nova de Lisboa (coordenação), Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Universidade do Algarve, Universidade dos Açores e a Egas Moniz School of Health & Science.

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.