O workshop intitulado “A Oliveira, o Azeite e o Turismo no Baixo Alentejo” realiza-se, hoje, pelas 10.30 horas, no auditório I da ESTIG.

 “Conhecer os Azeites do Alentejo: prova de azeites aos alunos do curso de Turismo da ESTIG/IPBeja” é uma ação marcada para amanhã, pelas 10:30 horas, na sala 5 da ESTIG. Trata-se de um evento interno que pretende dar a conhecer, aos futuros profissionais de turismo, os produtos endógenos produzidos no Alentejo.

Recorde-se que em 2020, pela primeira vez, a UNESCO propôs que o dia 26 de novembro fosse dedicado a “celebrar o Dia Mundial da Oliveira e os valores da paz, da sabedoria e da esperança encarnados por esta árvore emblemática”. A Oliveira é um símbolo de paz entre os homens e um símbolo da atividade humana em paz com a natureza.

Imbuídos deste espírito, a equipa portuguesa do projeto europeu OLIVE4ALL decidiu convidar todas as entidades ligadas ao património olivícola (autarquias, museus, lagares de azeite, instituições culturais, etc.), de norte a sul do país, a integrarem uma rede nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.

Aderiram à proposta lançada pelo projeto OLIVE4ALL um total de 53 entidades, que se auto-organizaram a nível local e regional para garantirem a implementação de um vasto leque de eventos locais comemorativos do Dia Mundial da Oliveira.

A rede de eventos comemorativos estende-se às três principais regiões portuguesas com tradição olivícola: Norte, Centro e Alentejo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.