O Parque do Vale do Guadiana abrange quase 70000 ha, com uma zona protegida que vai desde a zona do Pulo do Lobo até à ribeira do Vascão, com a pitoresca vila da Mértola a destacar-se na paisagem que envolve o “grande rio do sul”.

Nesta área, para alem do coberto vegetal, dominado pelo matagal mediterrânico e muitos traços da típica paisagem alentejana, pode encontrar-se uma grande diversidade faunística de onde se destaca o icónico lince ibérico.

A mostra, para além de representar um meio de divulgação do vasto património ambiental que o parque concentra, apresenta a Comissão de Cogestão como entidade responsável pela administração dos recursos, com enfoque particular nas áreas de valorização, comunicação e sensibilização, numa lógica de aproximação à comunidade, visando o desenvolvimento sustentável da área protegida.

Desta comissão fazem parte representantes de várias entidades regionais e nacionais (Câmara Municipal de Mértola, que preside à comissão de cogestão, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, Escola Profissional ALSUD, Cooperativa Agrícola de Mértola e o IPBeja, representado pela Professora Doutora Maria Margarida Pereira, que assume também a curadoria desta exposição.

Esta exposição integra o programa de comemorações do 43ª aniversário do IPBeja, cuja sessão solene se assinala no dia 23 de novembro.

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.