Igreja da Misericórdia de Entradas vai ser requalificada
O restauro completo da Igreja da Misericórdia de Entradas, no concelho de Castro Verde, vai avançar depois da aprovação da candidatura a financiamento apresentada pela instituição no concurso de 2025 do Fundo Rainha D. Leonor, anuncia a Câmara Municipal.

A candidatura, instruída com o apoio da autarquia, foi aprovada e assegura financiamento no valor de € 121.717,50, tendo o município garantido à Santa Casa da Misericórdia de Entradas uma comparticipação do valor total não financiado por esta candidatura.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento decorrerá amanhã, 10 de julho, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, em conjunto com a União das Misericórdias Portuguesas, promove o Fundo Rainha D. Leonor.
Classificada como monumento de interesse público, a Igreja da Misericórdia de Entradas apresenta relevante degradação em termos gerais, diz a autarquia.
“Contudo”, o município refere que “recentemente, foram feitos trabalhos de restauro urgente, com a remoção total das tábuas do caixotão do teto do templo, tendo a Câmara Municipal atribuído para esse objetivo apoio financeiro de €12.000”.
A mesma fonte adianta que “com a aprovação do financiamento para a requalificação total da igreja, será possível prosseguir o trabalho de preservação e difusão do património religioso, cultural, material e imaterial da freguesia de Entradas e de todo o concelho”.
Erigida em meados do século XV, a Igreja da Misericórdia de Entradas foi profundamente remodelada nos séculos XVII e XVIII. É uma construção típica da arquitetura religiosa rural, que tem no seu interior os principais motivos de interesse.
Durante muitos anos, a igreja funcionou como casa mortuária da freguesia.
O Município de Castro Verde congratula-se, em comunicado, “com mais este passo agora alcançado porque, fundamentalmente, além de permitir a recuperação de património que é de todos, valoriza a capacidade de cooperação e parceria ente a Santa Casa da Misericórdia de Entradas e a Câmara Municipal”.