Em declarações à agência Lusa, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, considerou que, apesar de faltarem ainda algumas semanas para o Natal e Ano Novo, “as perspetivas são francamente animadoras” para o setor.

“Se compararmos o fluxo de reservas à data de hoje face ao mesmo dia do ano anterior, estamos com mais ocupação e com preços ligeiramente acima e isto aplica-se quer ao Natal, quer ao Ano Novo, mas mais à quadra do Ano Novo”, adiantou.

Admitindo que “esta realidade não é homogénea em toda a região e em todas as tipologias”, o responsável sublinhou que “é uma tendência regional”, que foi estimada a partir de informações recolhidas pela ERT junto de hotéis e unidades de turismo rural.

“Ainda não temos números definitivos, mas já há unidades hoteleiras cheias em algumas zonas do Alentejo, mas ainda há muita disponibilidade de camas para recebermos os nossos turistas no Alentejo e no Ribatejo”, assinalou.

Em Évora, deu como exemplo José Manuel Santos, “há unidades hoteleiras que já estão cheias com ocupação a 100%” e outras que “ainda têm quartos disponíveis”.

O responsável salientou que os turistas portugueses “são muito adeptos do ‘last minute’ [última hora]”, pelo que “as unidades esperam uma intensificação do fluxo de reservas a partir do final desta semana, início da próxima”.

“Nesta época do ano, a procura nacional acaba por ter uma proporção ainda mais significativa do que tem ao longo dos restantes 11 meses e especialmente entre o Natal e os Reis há uma presença muito significativa do mercado espanhol”, referiu.

Já nos meses que precedem o Natal, de acordo com o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca-se a presença na região dos turistas norte-americanos, alemães e brasileiros.

“A região tem muito para oferecer. Temos, obviamente, toda a linha patrimonial do Alto Alentejo, de Évora e do Baixo Alentejo, que tem muito a ver com a hotelaria e alojamento em edifícios patrimonialmente classificados, as festas de Natal e a excelência da nossa restauração”, entre outras ofertas, destacou.

José Manuel Santos lembrou dados de outubro passado que colocaram o Alentejo como “a região do país que mais cresceu em número de dormidas (13%), na procura turística de portugueses (7%) e na procura de estrangeiros (25%)”.

“E estamos a crescer em receita em proveitos globais 16% acima do ano de 2022 e 50% acima do ano de 2019”, notou o responsável, prevendo que este “será o melhor ano turístico de sempre” para a região.

“Portanto, parece-me expectável que o comportamento da procura nestas duas quadras se encaixe nesta linha de termos, em 2023, o melhor ano turístico de sempre”, acrescentou.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.