Em comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou que este serviço “ficará com uma equipa reduzida”, naquele período horário, não apenas hoje, mas também na quarta-feira e entre sexta-feira e domingo próximos.

“Esta redução da equipa decorre dos constrangimentos já conhecidos ao nível dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, justificou a unidade hospitalar.

No período da noite e madrugada, nos dias já mencionados, o Serviço de Urgência Pediátrica do HESE continuará a funcionar apenas “para garantir a resposta às situações urgentes e emergentes”.

“Serão assistidos os doentes que sejam referenciados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos”, precisou o HESE.

NO comunicado, dirigido à população, a unidade apela a todos os utentes para que, antes de se dirigirem à urgência pediátrica, entre as 21:00 e as 09:00, contactarem a Linha de Saúde 24, “para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico”.

Quanto ao atendimento durante o dia, entre as 09:00 e as 21:00, “manter-se-á como habitualmente”, informou o HESE.

Já entre os dias 01 e 03 deste mês o mesmo serviço do HESE esteve a funcionar com equipa reduzida, constituída por dois médicos, entre as 21:00 e as 09:00, sendo igualmente necessário que os utentes passassem por uma pré-triagem, ou seja, referenciação pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos, divulgou então o hospital.

Além deste constrangimento, o mesmo hospital alentejano está, desde esta segunda-feira e até domingo, no período entre as 19:00 e as 08:00, sem Urgência de Cirurgia Geral, enquanto a Urgência de Medicina Interna só está a atender situações pré-triadas ou urgentes.

“Estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos médicos das várias especialidades”, justificou o HESE, na segunda-feira, em comunicado.

Entre as 08:00 e as 19:00, “o Serviço de Urgência Polivalente funcionará como habitualmente”, comunicou também, na altura.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.