Homenagem aos bombeiros marca celebrações em Beja do Dia da Proteção Civil
Uma exposição em homenagem aos bombeiros voluntários e o lançamento de um jogo ‘online’ sobre riscos e comportamentos de prevenção e autoproteção vão marcar as celebrações em Beja do Dia Internacional da Proteção Civil que se assinala nesta terça-feira, dia 1 de março.
Segundo a Câmara de Beja, a promotora, em comunicado enviado à agência Lusa, este mês na cidade é dedicado à “causa” e à “evidente importância na vida de todos” da Proteção Civil.
As celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil, vão começar, amanhã, quarta-feira, às 10:00 horas, com a inauguração da exposição “Bombeiros de Beja - Uma viagem ao Passado”.
A exposição pretende homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros de Beja e a respetiva corporação, através de uma viagem pelos “momentos mais marcantes” dos seus 132 anos de história, explicou o município.
“Honrar a história do corpo de bombeiros é dignificar homens e mulheres que puseram a sua vida ao serviço dos outros”, frisou, referindo que a exposição é “uma homenagem mais do que merecida, sempre que se comemora o Dia Internacional da Proteção Civil”.
A exposição vai estar patente ao público, durante o mês, na sala de exposições da Casa da Cultura e na cafetaria da Biblioteca Municipal de Beja.
No dia 12 de março, a partir das 15:30, os interessados vão poder percorrer os locais dos grandes incêndios ocorridos em Beja, através da visita “Pela cidade, atrás do fogo”, guiada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja.
Já o jogo ‘online’ sobre a proteção civil “Superherói por um Dia”, vai ser lançado no dia 15, nos agrupamentos de escolas do concelho e no sítio de Internet da Câmara de Beja.
O jogo pretende sensibilizar a população para diferentes riscos e para a adoção de comportamentos de prevenção e de autoproteção, explicou o município.
Entre os dias 22 e 29 do próximo mês, das 10:00 às 12:00, vai decorrer a ação de rua “Os riscos na tua cidade”, destinada à comunidade em geral.
Através da ação, os participantes vão ter a oportunidade de ser agentes de proteção civil e participar no registo de situações de risco existentes na cidade de Beja.
Comente esta notícia
Destaques
PJ investiga incêndio que deixou homem desalojado em Ferreira do Alentejo
PJ detém em Beja suspeito de posse de arma proibida e burla em negócio fictício
CCDRAlentejo: Eleitos da CDU recusam participar na votação perante “negócio” feito entre PS e PSD

